RSS

Sistema Nervoso

25 ago

O Sistema Nervoso
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.

Os estímulos do ambiente são captados pelos receptores, que são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). Esses estímulos são captados pelos órgãos dos sentidos e são levados pelos neurônios e nervos até o sistema nervoso central, onde essas informações são processadas e são elaboradas as respostas (reações) a cada estímulo. Do sistema nervoso central as respostas a cada estímulo são enviadas através dos neurônios e nervos para os órgãos efetuadores que são quem efetua a resposta.

As glândulas e os músculos efetuam as reações produzidas pelo cérebro aos estímulos do ambiente. Por isso são chamados órgãos efetuadores.

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso. A transmissão dos impulsos nervosos ocorre através da sinapse.

O nosso sistema nervoso é dividido em: Sistema nervoso central ( SNC ) e Sistema nervoso periférico ( SNP ).

Ilustração de um Neurônio. Fonte da imagem:http://www.infoescola.com/biologia/tecido-nervoso/

 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 25, 2009 em Sistema Nervoso

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: